Logo
A FUNCIONALIDADE DA PELE E SUA IMPORTÂNCIA

A FUNCIONALIDADE DA PELE E SUA IMPORTÂNCIA

O maior órgão do corpo humano, a pele, tem diversas funções na anatomia humana, sendo elas divididas em 5:

• EXCRETORA
• TERMORREGULADORA
• DE RELAÇÃO
• METABÓLICA
• PROTETORA

A excretora tem a finalidade de liberar as toxinas e resíduos do metabolismo que acontece por meio do suor. Já a termorreguladora tem a ver com a estabilidade da temperatura do nosso corpo, a de relação é a captação do sentir no ambiente em que está presente no momento através de estímulos nervosos. A metabólica caracteriza-se pela construção de vitamina D sendo muito importante para absorver o cálcio através dos alimentos. E por último, a protetora que protege o nosso corpo de possíveis agressões externas de fungos, bactérias, processos químicos e até mesmo ambientais como os raios solares.

A camada protetora surge a partir das células chamadas epiderme e derme onde são produzidos o sebo e o suor que formam uma espécie de capa que se torna uma barreira. Mas apesar de toda essa proteção natural, a pele é capaz de absorver diversas substâncias e a partir disto, o cuidado e o que se é passado nela precisa ser muito maior.

Segundo a sociedade brasileira de dermatologia “mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela”.

O hábito de cuidar, hidratar e proteger a pele deve ser diário e rotineiro pois, uma pele saudável é fundamental para o equilíbrio e funcionamento dos líquidos e a temperatura do corpo. Usar produtos de alta performance, sem substâncias tóxicas em sua composição e que promovam a saúde e bem-estar de todo esse sistema funcional da pele é fundamental. É importante o investimento em bons produtos que não danifiquem o tecido. Vale ressaltar também que a pele do rosto é diferente de todo o resto do corpo, sendo necessário produtos específicos pra essa região, como por exemplo, os da linha UNNA sublime.

O consumo de água é primordial para manter a pele saudável no organismo. É recomendável beber de 2 à 3 litros de água por dia para o bom funcionamento do órgão. Uma boa alimentação com verduras, frutas, legumes e alimentos naturais também auxiliam no bem-estar da pele do rosto e de todo o corpo.

Cuide, hidrate e proteja a sua pele entendendo que é o órgão vital para a sua boa saúde e bem-estar como um todo.

Fontes: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/ https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/as-funcoes-dapele/62449

0 Comentários

Deixe o seu comentário!