Logo
CÂNCER DE MAMA, ESTILO DE VIDA E AUTOCUIDADO

CÂNCER DE MAMA, ESTILO DE VIDA E AUTOCUIDADO

De acordo com pesquisas com mais de 1 milhão de mulheres europeias, ficou comprovada a relação do estilo de vida com o desenvolvimento do câncer de mama. Mulheres que consomem diariamente bebida alcoólica, não tem hábitos alimentares saudáveis e não praticam nenhum tipo de atividade física regularmente correm o maior risco de ter a doença.

Embora esse estudo tenha sido realizado na Europa, essa relação não é descartada aqui no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, 12% das mortes por câncer de mama, poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem exercícios físicos de modo regular, é o que diz em entrevista a profissional de Educação Física, Pós graduada em musculação e treinamento de força e em fisiologia do exercício, Luara Borges.

Além da má alimentação e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo tem parcela fundamental no número de casos e mortes pela doença. “Exercícios físicos são fundamentais para a manutenção da saúde, prevenção e cura de doenças”, afirma a educadora física.

A importância das atividades não é somente na prevenção, como também durante e pós o tratamento do câncer de mama para a restauração e melhoria do bem estar físico. Sobre isso a profissional diz que a atividade física “aumenta a força muscular, a capacidade funcional, reduz a fadiga e aumenta a autoestima”. Essa última sendo um fator muito relevante quando falamos sobre a doença, inclusive temos um outro post aqui no blog sobre a relação da autoestima com o câncer de mama, vale a leitura.

A quantidade de modalidades existentes para a prática de exercícios físicos pode deixar dúvidas de qual é melhor para tratar essa questão, por isso, “a
paciente deve procurar atividades que envolvam força, flexibilidade,
capacidade aeróbica e o mais importante, que seja prazerosa”, ressalta Luara.

O prazer está ligado ao autocuidado, pois praticar exercícios apenas por fazer, que não respeitem o bem estar físico juntamente com o mental e o emocional, podem causar algum efeito contrário que ao invés de ajudarem, irão atrapalhar todo o processo seja para a prevenção, durante ou após o tratamento do câncer de mama.

A profissional de Educação Física Luara Borges fala que “é importante encontrar um exercício que te dê prazer e se jogar, pois os exercícios são essenciais pra vida”. Praticar atividade física é uma maneira de autocuidado e auxilia na prevenção de diversas doenças assim como o câncer de mama. Se exercite regulamente, cuide da alimentação, não se esqueça de fazer o autoexame e a importância da mamografia. Câncer de mama tem cura! Se toque!

Agradecimento à Luara Borges pela entrevista concedida via e-mail.

Agradecimento à Luara Borges pela entrevista concedida via e-mail.

Profissional de Educação Física

Pós Graduada em Musculação e Treinamento de Força

Pós Graduada em Fisiologia do Exercício

CREF: 033920-G/RJ

0 Comentários

Deixe o seu comentário!