Logo
Entendendo o Body Positive

Entendendo o Body Positive

Conheça o movimento que destaca e fortalece a ideia de que o melhor padrão estético é o de ser você mesma.

Se antes os padrões de beleza impostos pela sociedade eram levados à risca, hoje o único padrão que vem ganhando ascensão é o de ser você mesma, a partir de um movimento que vem revolucionando o conceito de beleza e elevando a autoestima de pessoas que antes se sentiam excluídas por não pertencerem à aqueles padrões absurdos.

O “body positive”ou em português “corpo positivo”, é o movimento para a busca da aceitação do seu corpo como ele é. É o descobrir de novas características do seu corpo que por muito tempo foram colocadas como fora do padrão, é entender que a sua beleza é única e precisa ser revelada positivamente.

Assim como muitos manifestos da atualidade, o body positive teve seu início através das redes sociais a qual a #bodypositive já possui mais de 14 milhões de publicações apenas no instagram. É preciso compreender que movimentos como este são sobretudo ações políticas, revoluções que chamam a atenção para uma nova perspectiva, um novo olhar para uma representação coletiva e há todo um pioneirismo através de pessoas com grande influência na Internet como YouTubers, blogueiros, profissionais da saúde, dançarinas, etc, que despertam o ativismo pra causa.

Ao contrário do que se possa imaginar, o body positive não tem a ver apenas com a questão da gordofobia e da aceitação do corpo gordo. O corpo livre é por um todo. É a desconstrução de antigas ideias estéticas. É sobre a beleza do nariz grande e torto, é sobre o cabelo crespo, é sobre o envelhecimento e os aspectos que o envolvem como o aparecimento de rugas, marcas de expressão e cabelos grisalhos, etc. Não é sobre conformismo. É sobre entender o que antes era visto como feio ou inaceitável, na verdade é belo e é o que te torna única.

Todo esse ativismo corporal pressionou também a indústria da moda e da beleza que por muito tempo ditava as regras do que era belo ao público consumidor. Hoje em dia, marcas sérias do mercado que cresceram ou surgiram no decorrer dessas transformações de comportamento estão cada vez mais engajadas nessa relação de realçar a beleza única de cada pessoa e não a de tentar modificar, como por exemplo, aqui na UNNA em que os todos os produtos são direcionados para a saúde, bem estar e vitalidade da diversidade da pele e de todo tipo de beleza.

Que possamos olhar para os nossos corpos de maneira leve entendendo que são belos e únicos, sem se preocupar em atingir padrões muitas vezes intangíveis que nos façam odiar a nós mesmas. Que tenhamos olhares mais positivos com quem realmente somos e que nenhuma pressão da sociedade nos faça acreditar que ser diferente é feio ou errado. O padrão é sermos nós mesmas!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!