Logo
GREEN FRIDAY

GREEN FRIDAY

Em contrapartida ao Black Friday, a Green Friday alerta para aproveitar o dia de promoções praticando o consumo consciente

A sexta-feira mais esperada do ano desperta inúmeras expectativas ao consumidor. A famosa Black Friday, conhecida fora e dentro do país, é vista como o momento ideal para garantir uma variedade de produtos com o preço muito mais acessível que o normal.

O que parece ser uma grande oportunidade, faz com que o consumidor acabe comprando muito mais do que ele realmente precisa, o que causa um impacto negativo em diversas questões. Primeiramente, não se compra pela necessidade, e sim, por um sentimento de posse e poder que pode atingir diretamente o bem-estar.

As compras por impulso direcionam também para a poluição, já que, quando compramos algo, todo o processo desde a fabricação, venda e o uso causam impactos e com isso, aumentam a taxa de carbono liberados ao meio-ambiente gerando um custo ambiental muito alto.

Então, o que podemos fazer?

Em contrapartida ao Black Friday, temos a Green Friday que chama a atenção para a diminuição de compras excessivas neste período a fim de conscientizar a população que quanto menos compras ela fizer, menor será o custo ambiental.

Deixar de consumir algo é quase impossível dentro da realidade da nossa sociedade, até porque vivemos em um sistema econômico que preza pelo consumo. E neste período as pessoas aproveitam para fazer as compras de fim de ano e garantir os presentes de Natal. Porém, existem maneiras viáveis e responsáveis para consumir de forma consciente.
Confira dicas para colocar o consumo consciente em prática:

1) Faça um planejamento das suas compras: Fazer um check-list daquilo o que você realmente precisa comprar.
2) Opte por produtos com embalagens sustentáveis: Isso irá reduzir danos ao meio-ambiente.
3) Faça questão de conhecer as práticas de responsabilidade social da empresa: Veja se ela age com transparência e responsabilidade.
4) Escolha por produtos eco-friendly: Os produtos que sejam amigos da natureza, veganos e que não tenham componentes tóxicos em sua formulação.
5) Compre somente o necessário: Crie um hábito de consumo minimalista.

Aproveite o período de preços baixos para colocar na balança o que realmente importa à longo prazo e não deixe se levar pelo calor do momento. Preze pelo consumo pensado de forma consciente e não por impulso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!