Logo
Outubro Rosa: câncer de mama e autoestima

Outubro Rosa: câncer de mama e autoestima

A autoestima feminina se desenvolve através de várias formas refletindo muitas vezes na beleza e no bem estar. Uma mulher quando diagnosticada com câncer pode ter a sua vida estremecida, pois surgem as dúvidas, questionamentos, inseguranças e durante a quimioterapia os efeitos colaterais como a queda de cabelo e a diminuição de libido podem causar sofrimento físico, psicológico e emocional que implica diretamente na autoestima.

Não é um processo fácil e por isso é muito importante a compreensão dos familiares e amigos das pacientes com câncer de mama, incentivando a recuperação da autoestima e do bem estar. Essa rede de apoio ajuda a fortalecer a autoconfiança da mulher e a desmistificar pensamentos negativos de que não é possível valorizar a aparência e a vida juntamente no tratamento como maneira de autocuidado.

As perucas, lenços e laços, como por exemplo a beauty band UNNA, são muito mais que acessórios quando se diz a respeito da autoestima de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, são agentes fundamentais que ajudam na recuperação de uma imagem positiva da paciente com ela mesma e refletem também nas relações com outras pessoas e o mundo. Famosas que tiveram a doença como as apresentadoras de TV, Ana Maria Braga e Hebe Camargo, usavam os acessórios que as inseriram na sociedade de um modo mais leve sem causar tanta indiferença em relação à outras mulheres.

Instituições e ONGs voltadas para esta questão também são primordiais na formação de uma autoestima feminina positiva durante e após o processo de tratamento do câncer de mama, como é o caso da ADAMA (Associação dos amigos da mama) no município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, fundada em 1996 que atua diariamente na acolhida das pacientes e faz com que a recuperação da força seja mais leve e alegre quebrando o tabu negativo que envolve o diagnóstico da doença.

A ADAMA Niterói desenvolve ações voltadas para a autoestima como o empréstimo de perucas e lenços para as quedas de cabelo, parcerias com salões de beleza do município que auxiliam no corte, e cuidados com o couro cabeludo das mulheres gratuitamente no período da quimioterapia. Além disso, a ONG conta com grupos de autoajuda, psicoterapia em grupo ou individual, fisioterapia e outras assistências.

Autoestima e Mastectomia

O processo cirúrgico chamado de Mastectomia consiste na remoção de uma ou ambas as mamas das pessoas diagnosticadas com este tipo de câncer podendo ser parcial, por completo ou radical quando músculos e tecidos precisam ser retirados além da mama porque também foram afetados pelo tumor.

O processo de recuperação da cirurgia é rápido podendo ser de 1 a 2 dias sendo recomendada a fisioterapia no pós operatório para ajudar na movimentação dos braços e cicatrização. Também há a possibilidade da reconstrução das mamas que recupera a forma natural dos seios já que é garantida por lei.

Mas nem todas as mulheres conseguem realizar o procedimento com fácil acesso podendo influenciar mais um vez no psicológico, físico e emocional da paciente. É aí que entra a prótese mamária de tecido. A ADAMA com apoio de voluntários técnicos confeccionam as próteses para uso na praia, piscina e até mesmo diário de modo personalizado para cada caso a fim de reforçar e elevar a autoestima da mulher após a mastectomia.

No ano de 2019, a UNNA em colab com a AYLA desenvolveu a linha de pijamas com estampa exclusiva de peitinhos e uma parcela do valor das vendas é doada para a ONG ADAMA colaborando com o funcionamento dos projeto e suas ações.

Vista essa ideia. Faça o autoexame, se toque e ajude a reforçar a autoestima de outra mulher.

Fontes: Informações ADAMA http://www.adama.org.br/

Mastectomia: https://www.google.com/amp/s/www.tuasaude.com/mastectomia/amp/

0 Comentários

Deixe o seu comentário!